SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Profa. Vandelice Rodrigues

Meu primeiro beijo, de Antônio Barreto

Meu Primeiro Beijo
                                                                Antonio Barreto

É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...

Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:

"Você é a glicose do meu metabolismo.

Te amo muito!

Paracelso"

E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.

No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, 
veio com o seguinte papo:

- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:

- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. 

Mas continuou salivando seus perdigotos:

- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...

Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.

E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 


Texto: Meu primeiro beijo,  de Antônio Barreto.
Público alvo: 9ºano- Ensino Fundamental


 1- Localizar informações

  • Através de entrevistas com seus familiares ou amigos;
  • Pesquisas em sites, revistas e bibliotecas;
  • Comparação das informações pesquisadas, com o texto lido, chegando à conclusão.


2. Inferências locais e globais

  • Utilizar recursos com atividades que reforce a ideia do aluno sobre o assunto, tirando suas dúvidas como:
  •  Debates, filmes, músicas e livros paradidáticos.

 3. Recuperação do contexto
  • Fazer comentários sobre sua experiência de vida comparando com outras gerações.


4- Intertextualidade:
  • Mostrar o sentido do beijo, envolvendo a cultura de outros países e destacando o tema preconceito.

5- Outras linguagens:
  • Exposição de vídeos, imagens, diálogos entre outros.
  • Sequência didática
  • Leitura do texto
  • Sondagem sobre o conhecimento de mundo sobre o assunto;
  • Levantar hipóteses envolvendo a turma;
  • Assistir a um filme;
  • Relatar os elementos da narrativa ( narrador, enredo, espaço, tempo,personagens ).
  • Desenvolver atividades:
  • Entrevistas;
  • Pesquisas;
  • Vocabulário;
  • Indicação de leitura:
  • O meu primeiro beijo - Márcia Kupstas
  • Indicação de filme:
  • Meu primeiro amor .





Texto 2: Avestruz Avestruz, de Mário Prata
Publico alvo: 6º ano – Ensino Fundamental



Habilidade 1

- Perguntar aos alunos se já viram um avestruz e descreverem-no oralmente; 
- Leitura silenciosa do texto; 
- Ilustração de um avestruz; 
-Questionamentos: seria possível criar uma ave deste tamanho num apartamento? 
-Perguntar se os alunos sabem o que é condomínio e discutir com eles as regras do imóvel sobre animais.


Habilidade 2 

- O que levou o menino a pedir um avestruz de presente? 
-Quanto tempo vive um avestruz? 
- Que outros animais além de aves botam ovos?


Habilidade 3 

Levar o mapa do Brasil para que localizem a cidade de Florianópolis. 
- “ao lado casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes” 
“Floripa” refere-se a que cidade? 
E São Paulo carinhosamente é....

- O autor atribui a quem a “falha” pela criação do avestruz? 
Mas esse criador não é perfeito em toda a sua criação? Que efeito essa passagem causa no texto? 
- o que o aluno sabe sobre a criação do mundo?


Habilidade 4 

Levar jornais e revistas para que os alunos busquem novas leituras de crônicas. 
- Definir com os alunos o que é uma crônica; 
-Localizar as marcas discursivas da crônica no texto; 
- Onde são publicados esse gênero textual e com que finalidade|


Habilidade 5

- Quem é Adão citado no 6º parágrafo? 
-Todos os seres da natureza, inclusive o próprio homem, têm nomes científicos. Esses nomes são formados a partir da língua latina. Latim é uma língua morta. Você sabe o que é uma língua morta? O que você sabe sobre o latim? Qual é o nome científico do avestruz?

- Elabore uma placa informativa para ser afixada no habitat da ave no zoológico. 
Avestruz 
Nome científico: 
Expectativa de vida: 
Reprodução: 
Altura: 
Peso:



Habilidade 6 

Debate sobre o comportamento do menino. 
- Uma criança de 10 anos, pediria uma avestruz de presente? O que então agradaria uma criança dessa idade? 
- O garoto troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. O personagem sugere então que a mãe o leve a um psicólogo. Isso é realmente necessário?


-O que esse profissional faria? 
- Você conhece a área de atuação de um psicólogo?

-------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário