SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Profa. Yara G. Silva


Avestruz
Mario Prata


                                                                                       


Público alvo
: 5ª série / 6º ano
Tempo previsto: 4 aulas



Objetivos propostos:

  • Percepção de outras linguagens;
  • Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
  • Elaboração de apreciações relativas a valores e/ou políticos.




1º momento:

Mostrar várias imagens de diferentes aves (pombo, arara, periquito, gaivota, etc.), deixando a imagem do avestruz por último. Depois de mostrar todas as aves, colocar uma frase “As aparências enganam, mas a sua assusta”. E em seguida apresentar a foto do avestruz. Esta sequência seria interessante no Power point.

Pombo
Arara
Periquito
Gaivota

As aparências enganam, mas a sua assusta!!





2º Momento: A parte estética
Abordando a parte estética, monta-se uma atividade de descrição a partir das imagens apresentadas;
Trabalha-se paralelo a isso a parte de valores éticos/discriminação, ainda ressaltando que há um paradoxo, pois a avestruz tem uma carne, comercialmente, mais valorizada. Por isso, não é a aparência que determina “o valor de tudo”.



3º Momento
Apresenta-se o texto, realizando uma leitura compartilhada de “Avestruz”, de Mario Prata.



4º Momento: Aspectos psicológicos

Mostra-se um menino de cidade grande, que mora num apartamento em uma região nobre de São Paulo, ou seja, solitário e carente. Isto fica evidenciado no momento em que ele deseja ver sua sala repleta de filhotes de avestruz.



5º Momento: Linguagem

Destaca-se as diferentes linguagens usadas no texto:
- coloquial: “Floripa” e “sacanagem”;
- científica: “Struthio camelus australis”;
- estrangeirismo: “e-mail”, “mouse”;
- Siglas: “TPM”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário