Avestruz
Mario Prata
Público alvo: 5ª série / 6º ano
Tempo previsto: 4 aulas
Objetivos propostos:
- Percepção de outras linguagens;
- Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
- Elaboração de apreciações relativas a valores e/ou políticos.
1º momento:
Mostrar várias imagens de diferentes aves (pombo, arara, periquito, gaivota, etc.), deixando a imagem do avestruz por último. Depois de mostrar todas as aves, colocar uma frase “As aparências enganam, mas a sua assusta”. E em seguida apresentar a foto do avestruz. Esta sequência seria interessante no Power point.
Pombo
Arara
Periquito
Gaivota
Arara
Periquito
Gaivota
As aparências enganam, mas a sua assusta!!
2º Momento: A parte estética
Abordando a parte estética, monta-se uma atividade de descrição a partir das imagens apresentadas;
Trabalha-se paralelo a isso a parte de valores éticos/discriminação, ainda ressaltando que há um paradoxo, pois a avestruz tem uma carne, comercialmente, mais valorizada. Por isso, não é a aparência que determina “o valor de tudo”.
3º Momento
Apresenta-se o texto, realizando uma leitura compartilhada de “Avestruz”, de Mario Prata.
4º Momento: Aspectos psicológicos
Mostra-se um menino de cidade grande, que mora num apartamento em uma região nobre de São Paulo, ou seja, solitário e carente. Isto fica evidenciado no momento em que ele deseja ver sua sala repleta de filhotes de avestruz.
5º Momento: Linguagem
Destaca-se as diferentes linguagens usadas no texto:
- coloquial: “Floripa” e “sacanagem”;
- científica: “Struthio camelus australis”;
- estrangeirismo: “e-mail”, “mouse”;
- Siglas: “TPM”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário